Rede de Bibliotecas de Alpiarça

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

A Rede

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Rede de Bibliotecas de Alpiarça  e o SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares

Em 30 de Abril de 2010 foi aprovado pela Assembleia Municipal de Alpiarça o acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Alpiarça e a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, documento que prevê a criação do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) no concelho de Alpiarça. Este serviço é coordenado pela Biblioteca Municipal e tem como principal objectivo prestar apoio na criação, organização, gestão e funcionamento das Bibliotecas Escolares do Concelho. A sua intervenção alargar-se-á a outros domínios, como a formação dos profissionais das bibliotecas escolares, ou o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em prol da promoção do livro e da leitura.

Desde 1996, que estes acordos têm sido instituídos um pouco por todo o território nacional, tendo esta tendência sido intensificada nos últimos anos. No caso de Alpiarça, desde o ano 2000, já existiram vários acordos de cooperação entre as a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares. Fizemo-lo com algum pioneirismo no âmbito do projecto ALPBASE - Base de Dados Bibliográfica de Alpiarça, envolvendo outros parceiros e não só as bibliotecas escolares. De uma forma ou de outra, acabamos por canalizar as sinergias então conseguidas, para a actual Rede: procedimentos técnicos comuns no tratamento documental (Manual de Procedimentos), organização das coleções e dinamização conjunta de actividades de promoção da leitura. Tudo isto com o objetivo de criar uma imagem comum na organização dos espaços, facilitadora da sua utilização.

É com agrado que agora formalizamos mais este acordo de cooperação que, à semelhança dos anteriores, estamos convictos que desempenhará um importante papel no fortalecimento das relações entre as entidades envolvidas. Esperamos que, a breve prazo, possamos juntar o Clube Desportivo "Os Águias" e a sua biblioteca.

Acreditamos que esse será o caminho ideal para a criação de um ambiente favorável ao usufruto e à partilha em rede dos recursos e serviços disponíveis nas bibliotecas do nosso concelho, escolares, municipais e associativas. Através desta sinergia pretende-se promover hábitos de leitura e competências nas literacias, com o objectivo último de oferecer às nossas crianças, adolescentes, jovens, naturalmente inseridos no processo educativo, e à comunidade em geral, os meios necessários para que possam tornar-se alunos e cidadãos esclarecidos e intervenientes, no caminho da plena cidadania.

 

 
Entrada A Rede

Inquéritos

Com que frequência utiliza o Portal?
 

Em linha

Temos 12 visitantes em linha

Catálogo Coletivo

Faixa publicitária

Parceiros

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária